Se você está começando a frequentar os nossos concertos, seja muito bem-vindo e observe alguns costumes do mundo da música de concerto: 

Atrasos…Seja pontual.

Se você chegar tarde ocupe o seu lugar silenciosamente somente nas pausas entre as peças ou no intervalo.

Palmas…

É tradição na música clássica aplaudir apenas no final das obras. Preste atenção, pois muitas peças apresentam seções, chamadas de movimentos, com pausas entre eles.

Silêncio…

Diferentemente de outros gêneros musicais, a música de concerto valoriza pequenas sutilezas sonoras, detalhes e sons muito suaves; assim, o silêncio por parte da platéia é muito importante. Diferentemente de outros gêneros musicais, a música de concerto valoriza pequenas sutilezas sonoras, detalhes e sons muito suaves, assim, o silêncio por parte da plateia é muito importante.

– Evite ruídos que perturbem a concentração dos músicos e dos ouvintes, como: abrir pacotes plásticos, bolsas ou comer doces crocantes.

– Aparelhos sonoros…Não esqueça de desligar os celulares e outros aparelhos sonoros que possam interferir no bom andamento dos concertos.

Crianças no concerto sim!

– As crianças são sempre bem-vindas aos concertos e trazê-las é a melhor forma de aproximá-las de um repertório pouco tocado nas rádios e pouco explorado pelas escolas. A partir das sete anos, já em idade escolar, elas apresentam uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Quando acompanhado de criança é conveniente acomodar-se nas últimas fileiras do teatro, pois caso ela se agite ou chore, será possível sair e retornar sem perturbar os demais.

Estes conhecimentos lhe darão mais prazer, mais segurança e uma gratificação imensa ao ouvir música.

BOM CONCERTO!